quinta-feira, 8 de outubro de 2009

NÃO DESISTA NUNCA

"Tudo pode acontecer no melhor dos mundos possíveis". Assim, diz Dr Panglos personagem do famoso conto de Voltaire Cândido. Não sei, se vivo no melhor dos mundos, mas que tudo pode acontecer não tenho dúvidas. É engraçado, como a vida da gente dá voltas, tudo acaba ajeitando-se como naquela música dos Titãs que diz "... O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído...". Existem situações em nossas vidas que não sabemos quando e como resolver, muitas vezes chegamos ao desespero. Mas enfim num belo dia como num "flash" a solução aparece.


Uns ficam super felizes ou pelo menos demonstram estar, ao contrário de outros que se mordem em saber o quanto tal individuo evoluiu no campo pessoal e/ou profissional. Umas pessoas tem certa tendência a torcer contra o sucesso dos outros, claro que não podemos generalizar afinal como diz o tão surrado ditado "Toda regra tem exceção", talvez tal atitude seja culpa dessa nossa sociedade capitalista que preza muito pelo ter e não pelo ser, nosso sobrenome não é mas aquele que nossos pais nos deram quando nascemos, e sim os nomes das empresas ao qual trabalhamos, amigos viram contatos e nós viramos cobaias do mundo globalizado. O segredo para não perdemos a paciência com tal situação não é fácil e isso pode causar sérios prejuízos a nossa saúde, por isso o melhor mesmo é não deixar abater-se, se alguém proferir comentários maldosos sobre você, não ligue, continue dando o melhor de si viva como se estivesse no melhor dos mundos e você verá que a vida não é tão ruim assim.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O TEMPO VOA...
O tempo voa. O tempo não pára. Tempo é dinheiro.
Parece que tudo que fazemos na vida seja a nível pessoal ou profissional tem permeado em si a dimensão tempo.
Tantas referências, conselhos e idéias a respeito do tempo.
O tempo cura feridas , diz alguém consolando alguém.
É tudo uma questão de tempo, diz um estrategista com a certeza de que atingirá sua meta.
Será que vai dar tempo?, dizemos quando estamos há um passo do caminho da ansiedade.
Temos tempo de sobra, diz uma pessoa com o objetivo de nos tranquilizar.
Precisamos ganhar tempo, diz o advogado durante a defesa de uma causa.
Não podemos perder tempo, dizemos quando percebemos a urgência e a importância de algo.
Parece até que estamos num jogo, de ganhar ou perder.
Quem será o vencedor?
Afinal, gerenciamos o tempo ou ele nos domina?
Fazer mais e melhor em menos tempo parece ser a meta de um profissional competente.
Mas é preciso ter cuidado para não ficar estressado nesta luta contra o tempo. Luta? Como conseguimos tornar o tempo nosso aliado e não adversário?
E a qualidade deste tempo? O que está sendo satisfeito em nós quando sabemos lidar com o tempo?
A vida é o próprio tempo e o que estamos fazendo com ela.
O tempo continua passando mesmo que não estejamos prestando atenção nele ou se não procuramos utilizá-lo de forma mais inteligente e produtiva.
O assunto parece ser óbvio mas na prática nem sempre é tão fácil.
Para que, como e por que precisamos gerenciar o tempo?

domingo, 4 de outubro de 2009

O QUE É CRIATIVIDADE?

A criatividade é a ferramenta mais adequada para encontrarmos maneiras de fazer mais com menos, de reduzir custos, de simplificar processos e sistemas, de aumentar lucratividade, de encontrar novos usos para produtos, de encontrar novos segmentos de mercado, de diferenciar o seu curriculum, de desenvolver novos produtos e muito mais.
Motivação

Motivação é um processo endógeno, responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para atingir uma determinada meta. A intensidade está relacionada à quantidade de esforço empregado - muito ou pouco. A direção refere-se a uma escolha qualitativa e quantitativa em face de alternativas diversas. E a persistência reflete o tempo direcionado à prática da ação, indicando se a pessoa desiste ou persiste no cumprimento da tarefa.