1. Nunca
discrimine um cliente
Trate todas as pessoas que atender de forma igualitária e sem parcialidade. Essa atitude gera confiança e pode quebrar a resistência à compra.
2. Ouça-o atentamente
Venda é diálogo. Para descobrir o que o cliente deseja, é preciso ter disposição de ouvi-lo atentamente. Permita que o cliente expresse sua opinião sem interrupções grosseiras. Saber ouvir é uma arte.
3. Quando na frente do cliente, mantenha uma postura adequada
O corpo fala. Mais de 65% da comunicação entre os humanos é através da linguagem corporal. Tenha cuidado. Não permita que o cliente descubra que você e seu corpo não falam a mesma coisa.
4. Entregue aos clientes tudo que foi acordado e na data
Esse é dos itens de maior reclamação nos órgãos competentes. Não entregar o que foi acordado tem causado muita frustração entre os consumidores. E o que eles fazem? Vão comprar em outro lugar e falam mal de você e de sua empresa. Hoje um cliente insatisfeito pode falar para mais de 4 mil pessoas, via redes sociais.
5. Resolva prontamente as reclamações dos clientes
Não empurre com a barriga uma reclamação. Dale Carnegie aconselha que vejamos as reclamações como benção. É ouvindo o cliente que aprendemos, melhoramos e evoluímos.
6. Evite intimidades desnecessárias
Não chame o cliente por apelidos, mesmo que outros o façam. Podem-se evitar constrangimentos desnecessários.
7. Trate o cliente pelo nome
Segundo pesquisas, o nome da pessoa é considerado algo de extrema importância. Soa aos ouvidos de forma agradável.
8. Sorria com sinceridade
O sorriso é um verdadeiro catalisador. Dissolve a indiferença, apatia e muitas vezes as objeções. Égratuito e altamente contagiante. Um sorriso sincero ilumina a face. Não apresenta efeitos colaterais.
Está disponível por toda parte sem necessidade de receita médica.
9. Atenda com entusiasmo
O entusiasmo funciona como um magneto. OS clientes se sentem atraídos às pessoas contagiantes e cheias de entusiasmo. Não permita que problemas pessoais tirem sua alegria em servir. Fuja de pessoas desanimadas, apáticas e mal humoradas.
10. Seja breve e gentil.
Não enrole no atendimento a seu cliente. Atenda-o como exclusivo. Ser breve não significa que o atenda às pressas. Ser breve quer dizer, ser objetivo, direto, claro.
Trate todas as pessoas que atender de forma igualitária e sem parcialidade. Essa atitude gera confiança e pode quebrar a resistência à compra.
2. Ouça-o atentamente
Venda é diálogo. Para descobrir o que o cliente deseja, é preciso ter disposição de ouvi-lo atentamente. Permita que o cliente expresse sua opinião sem interrupções grosseiras. Saber ouvir é uma arte.
3. Quando na frente do cliente, mantenha uma postura adequada
O corpo fala. Mais de 65% da comunicação entre os humanos é através da linguagem corporal. Tenha cuidado. Não permita que o cliente descubra que você e seu corpo não falam a mesma coisa.
4. Entregue aos clientes tudo que foi acordado e na data
Esse é dos itens de maior reclamação nos órgãos competentes. Não entregar o que foi acordado tem causado muita frustração entre os consumidores. E o que eles fazem? Vão comprar em outro lugar e falam mal de você e de sua empresa. Hoje um cliente insatisfeito pode falar para mais de 4 mil pessoas, via redes sociais.
5. Resolva prontamente as reclamações dos clientes
Não empurre com a barriga uma reclamação. Dale Carnegie aconselha que vejamos as reclamações como benção. É ouvindo o cliente que aprendemos, melhoramos e evoluímos.
6. Evite intimidades desnecessárias
Não chame o cliente por apelidos, mesmo que outros o façam. Podem-se evitar constrangimentos desnecessários.
7. Trate o cliente pelo nome
Segundo pesquisas, o nome da pessoa é considerado algo de extrema importância. Soa aos ouvidos de forma agradável.
8. Sorria com sinceridade
O sorriso é um verdadeiro catalisador. Dissolve a indiferença, apatia e muitas vezes as objeções. Égratuito e altamente contagiante. Um sorriso sincero ilumina a face. Não apresenta efeitos colaterais.
Está disponível por toda parte sem necessidade de receita médica.
9. Atenda com entusiasmo
O entusiasmo funciona como um magneto. OS clientes se sentem atraídos às pessoas contagiantes e cheias de entusiasmo. Não permita que problemas pessoais tirem sua alegria em servir. Fuja de pessoas desanimadas, apáticas e mal humoradas.
10. Seja breve e gentil.
Não enrole no atendimento a seu cliente. Atenda-o como exclusivo. Ser breve não significa que o atenda às pressas. Ser breve quer dizer, ser objetivo, direto, claro.