domingo, 14 de março de 2010

POR QUE MOTIVAR EQUIPES?

Recentemente ouvi a seguinte declaração: Ninguém motiva ninguém, cabe a cada ser humano a tarefa de se auto-motivar.
Me permito discordar desta verdade, pois é muito mais cômodo para os gestores de empresas colocar esta responsabilidade, que também é deles, somente nas mãos das pessoas que trabalham na empresa.
Pergunto:Você acredita que um gerente ou um chefe mau humorado, autoritário, egocêntrico, pode desmotivar uma equipe? Sim?
Bem, se pode desmotivar, então é sinal que também pode fazer o contrário, ou seja, motivar a equipe. O grande problema é que as pessoas estão tão pressionadas na busca de resultados e metas que não se preocupam mais com estes aspectos, acreditam que está nas mãos de cada indivíduo, a busca pela motivação.
Temos é lógico, nossa parcela de responsabilidade, não podemos ficar esperando que façam por nós aquilo que está ao nosso alcance, cabe a nós a decisão e ação daquilo que queremos. Não podemos ficar dependentes da motivação dos outros, devemos buscar a nossa.
Sabemos que equipes motivadas são mais felizes, mais comprometidas e mais realizadas. O que motiva a grande maioria das pessoas são os desafios, estamos querendo sempre nos superar. Aí está a importância da motivação.
Gilberto Wiesel