terça-feira, 26 de julho de 2011

Espírito de Equipe

Como promover o equilíbrio



Energia. Toda equipe tem sua energia própria, gerada pela emissão de cada um, convertida em pensamentos, comprometimento e pelas ações efetivas, o trabalho que é realizado por todos de forma equitativa, igualitária e equilibrada. Uma equipe – e todas as pessoas que a integram – pode até pensar positivamente, formando determinada energia e expressando a voz do grupo como um todo. Mas não basta.

Produtividade. Gerar energia positiva não é suficiente para se construir uma equipe coesa e produtiva. Pensar, torcer e participar das boas intenções é apenas uma parte do processo. Quando todos os membros da equipe trabalham com o mesmo grau de empenho e preservando certo equilíbrio da carga de atividades, para que todos se esforcem e produzam ao mesmo tempo, daí sim começa a ganhar forma o verdadeiro Espírito de Equipe.




Equilíbrio x Desequilíbrio. O trabalho segue sua dinâmica do dia a dia. Mas a equipe perde sua energia se houver constantes desequilíbrios de ações. Perde intensidade e brilho à medida que uns se esforçam para manter a dinâmica do setor sempre elevada e outros desperdiçam seu tempo fazendo do trabalho lazer explícito. Acessando e-mails de conteúdo pornô, longo tempo navegando no Twitter, horas a fio disputando games, conversando ao telefone tratando de assuntos particulares e baixando vídeos que nada têm a ver com os objetivos e as metas da área. Desmotiva quem produz o dia inteiro empenhado em fazer cada vez mais e melhor.



Sua empresa tende a ser um organismo democrático e inovador. Como tal não proíbe o acesso às mídias sociais que são importantes para estudos e pesquisas e úteis não só para o trabalho como para o crescimento pessoal das pessoas. Entretanto, como se trata de uma ferramenta de trabalho disponibilizada a todos, espera que seus colaboradores saibam usar com responsabilidade e parcimônia.



Renovando compromissos. O telefone é outra ferramenta que precisa ser usada com presteza e rapidez. Por trás do Asteristico 65 (ou qualquer sistema para puxar a ligação) pode estar um negócio, uma informação importante para você ou para seu colega ao lado. Quem se envolve em devaneios na internet acaba se entorpecendo e desligando-se do que acontece ao seu lado. Desentorpeça-se. Não desperdice mais seu talento em tarefas improdutivas que ferem sua imagem como profissional e ligue-se com o futuro:

Métodos para reter profissionais talentosos

Cinco métodos para reter profissionais talentosos
30 de junho de 2011



Não espere perder os melhores para fazer da retenção uma estratégia vital para os negócios

Profissionais falam sobre seus trabalhos com amigos e colegas, as experiências e impressões e têm mais peso do que qualquer material de recrutamento. Em tempo de economia aquecida e colaboração em alta nas redes sociais, esse cenário vai se tornar cada vez mais valioso, já que a busca por talentos cresce em todo o mercado.

Não espere perder um funcionário-chave da equipe para fazer da retenção uma prioridade.

Abaixo, veja cinco formas de manter seus profissionais mais importantes envolvidos e motivados.


1. Forneça as ferramentas adequadas. Profissionais de TI que se sentem prejudicados por tecnologias ultrapassadas ou recursos limitados podem rapidamente se tornarem frustrados e entediados. Isso não significa que a companhia deva dedicar metade do orçamento para implementar as mais recentes soluções e gadgets. Mas isso significa que a companhia deve seletivamente investir em ferramentas que irão manter a equipe desafiada e estimulada. A liberdade para explorar tecnologias emergentes – mesmo aqueles que não têm ainda um benefício de negócios óbvio – pode gerar inovações.

2. Oriente sobre o trabalho deles. Certifique-se de que os funcionários entendam o motivo do trabalho deles, não apenas saibam fazê-lo. Lembrar a sua equipe da importância da área em que a atuam para organização como um todo e, por sua vez, o impacto da organização no mercado. Ao iniciar um projeto, por exemplo, explique como cada um poderá ajudar os negócios a atender melhor os clientes e a cumprir as metas.

3. Mantenha o canal de comunicação aberto.
Esperar que problemas sejam levados até o seu conhecimento pode gerar aborrecimentos. Solicitar a contribuição construtiva, não apenas no nível do grupo, mas também um a um é uma opção interessante. Se um membro da equipe parece relutante em dividir os problemas, cite um exemplo de uma dificuldade que foi superada, pois foi criada e dirigida desde o início. Mesmo que um obstáculo não possa ser resolvido imediatamente, dê voz aos que podem minimizar os prejuízos.

4. Atualização de remuneração. Regularmente, reavalie salários e benefícios para se certificar de que eles estão em linha ou a um passo à frente dos padrões do mercado. Embora o salário não seja o fator mais importante para cada funcionário, pagamento inadequado é o caminho mais comum para anular os esforços de retenção de talentos.

5. Liberte seu potencial. Para manter a motivação, os funcionários mais valiosos podem exigir mais liberdade do que possuem hoje. Conceda aos profissionais a liberdade de assumir riscos razoáveis e tentar novas abordagens aos projetos e problemas. Incentive ainda um ambiente em que falha ocasional é vista como um custo necessário para fazer negócios e crescer. Seus melhores funcionários irão gostar do desafio e desenvolver um forte senso de propriedade de seus trabalhos.

Métodos de retenção como esses não giram em torno apenas de incentivar os profissionais mais produtivos. Quando a companhia investe para manter a equipe envolvida – e estabelecendo a organização como um ótimo lugar para trabalhar – torna-se um local em que todos querem atuar.

Fonte
John Reed