terça-feira, 26 de julho de 2011

Espírito de Equipe

Como promover o equilíbrio



Energia. Toda equipe tem sua energia própria, gerada pela emissão de cada um, convertida em pensamentos, comprometimento e pelas ações efetivas, o trabalho que é realizado por todos de forma equitativa, igualitária e equilibrada. Uma equipe – e todas as pessoas que a integram – pode até pensar positivamente, formando determinada energia e expressando a voz do grupo como um todo. Mas não basta.

Produtividade. Gerar energia positiva não é suficiente para se construir uma equipe coesa e produtiva. Pensar, torcer e participar das boas intenções é apenas uma parte do processo. Quando todos os membros da equipe trabalham com o mesmo grau de empenho e preservando certo equilíbrio da carga de atividades, para que todos se esforcem e produzam ao mesmo tempo, daí sim começa a ganhar forma o verdadeiro Espírito de Equipe.




Equilíbrio x Desequilíbrio. O trabalho segue sua dinâmica do dia a dia. Mas a equipe perde sua energia se houver constantes desequilíbrios de ações. Perde intensidade e brilho à medida que uns se esforçam para manter a dinâmica do setor sempre elevada e outros desperdiçam seu tempo fazendo do trabalho lazer explícito. Acessando e-mails de conteúdo pornô, longo tempo navegando no Twitter, horas a fio disputando games, conversando ao telefone tratando de assuntos particulares e baixando vídeos que nada têm a ver com os objetivos e as metas da área. Desmotiva quem produz o dia inteiro empenhado em fazer cada vez mais e melhor.



Sua empresa tende a ser um organismo democrático e inovador. Como tal não proíbe o acesso às mídias sociais que são importantes para estudos e pesquisas e úteis não só para o trabalho como para o crescimento pessoal das pessoas. Entretanto, como se trata de uma ferramenta de trabalho disponibilizada a todos, espera que seus colaboradores saibam usar com responsabilidade e parcimônia.



Renovando compromissos. O telefone é outra ferramenta que precisa ser usada com presteza e rapidez. Por trás do Asteristico 65 (ou qualquer sistema para puxar a ligação) pode estar um negócio, uma informação importante para você ou para seu colega ao lado. Quem se envolve em devaneios na internet acaba se entorpecendo e desligando-se do que acontece ao seu lado. Desentorpeça-se. Não desperdice mais seu talento em tarefas improdutivas que ferem sua imagem como profissional e ligue-se com o futuro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário