domingo, 12 de dezembro de 2010

O vendedor Caipira

Um homem inteligente, vindo do interior, não conseguia encontrar emprego na capital.

Candidatou-se então a uma vaga numa grande loja de departamentos da cidade. Na verdade, era a maior loja de departamentos do mundo; tudo podia ser comprado ali.

O gerente perguntou ao candidato:

- Você já trabalhou alguma vez?

- Sim, eu fazia negócios na roça.

O gerente gostou do jeitão simples daquele homem e disse:

- Pode começar amanhã, no fim da tarde virei ver como se saiu.

Às 17 horas e 30 minutos o gerente se aproximou do novo empregado para verificar sua produtividade e perguntou:

- Quantas vendas você fez hoje?

- Uma.

- Só uma? A maioria dos meus vendedores faz de 30 a 40 vendas por dia…

- De quanto foi a sua venda?

- Dois milhões de reais.

- Como conseguiu isso?

- Bem, o cliente entrou na loja e eu lhe vendi um anzol pequeno, depois um anzol médio e finalmente um anzol bem grande. Depois vendi uma linha fina de pescar, uma de resistência média e uma bem grossa. Para pescaria pesada, sabe. Perguntei onde ele ia pescar e ele me disse que ia fazer pesca oceânica. Eu sugeri que talvez fosse precisar de um barco; então o acompanhei até a seção de náutica e lhe vendi uma lancha importada, de primeira linha. Aí eu disse a ele que talvez um carro pequeno não fosse capaz de puxar a lancha e o levei à seção de carros e lhe vendi uma caminhonete com tração nas quatro rodas.
Perplexo, o gerente perguntou:

-Você vendeu tudo isso a um cliente que veio aqui para comprar um pequeno anzol?

-Não senhor. Ele entrou aqui para comprar um pacote de absorventes para a mulher e eu disse:

- Já que o seu fim de semana está perdido, por que o senhor não vai pescar...

Um bom vendedor,é assim,não se satisfaz com as limitações que lhe possam parecer,atitude e acima de tudo criatividade,muita criatividade,isso completa um bom profissional de vendas...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Gestão por competencia

Os modelos tradicionais de gestão de pessoas não conseguem responder adequadamente aos desafios atuais exigindo um novo conjunto de conceitos e instrumentos. O desconforto com as formas tradicionais de gestão ocorre desde o início dos anos 80 e foram muitas tentativas de encontrar uma alternativa. O modelo de gestão com base em competências parece apresentar as respostas necessárias, oferecendo um conjunto de conceitos e instrumentos mais alinhados com a modernidade. É um modelo que permite uma gestão simples, transparente e flexível obtendo-se dessa forma as seguintes vantagens:

• Sua capacidade de conceitos e operação permitem que seja facilmente absorvido pelos gestores e pelas pessoas ligadas à organização, independente de seu vínculo de trabalho/emprego;

• A transparência é obtida porque o modelo é coerente com a realidade organizacional e permite que gestores e pessoas possam a todo momento revisitar os critérios estabelecidos para a gestão adaptando-os às contingências;

• A flexibilidade do modelo permite seu uso pela empresa em diferentes situações e permite às pessoas se apropriarem do mesmo em função de suas características individuais ou de seu momento de vida. Desse modo, o modelo não coloca camisas de força na empresa nem nas pessoas.

Essas características permitem a construção de práticas e políticas de gestão de pessoas integradas entre si e com as estratégias da organização/negócio.

terça-feira, 11 de maio de 2010

A inveja nas organizações

“O brilhante escritor norte-americano Gore Vidal dizia que, quando um dos seus amigos tinha sucesso, alguma coisa nele se apagava. A declaração revela que a inveja não é um privilégio dos medíocres ou dos pobres de espírito. Ela é ampla,atual e está presente em todos as classes sociais. Está incluída nos 10 Mandamentos, na lista dos sete pecados capitais, em muitas das histórias bíblicas e em grandes clássicos de Shakespeare. Ela faz parte do cotidiano social e com certeza faz parte do dia-a-dia das empresas”,explica Patricia Amelia Tomei, professora associada do Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Autora do livro Inveja nas Organizações, Patrícia conta que sentir inveja dos colegas – e ser invejado por eles – é muito mais comum do que se imagina,e garante: nem sempre isso é ruim. “Dificilmente controlamos nossos sentimentos. É comum sentir inveja porque uma colega ganha mais, ocupa um cargo que você gostaria de ocupar ou até porque é mais popular que você e até porque desenvolve algumas habilidades a mais. A inveja não é racional. Mas a sua reação ao senti-la pode ser. É você quem decide como vai usar essa inveja e pode decidir usá-la a seu favor, como uma mola propulsora para que amplifique seus potenciais, busque aprimoramento de seus talentos e se dedique mais para atingir os objetivos que deseja”, afirma.

O fato é que a inveja revela ser um dos sentimentos que pode colocar em xeque toda uma estrutura,sendo no lado pessoal como no profissional.Isso pode comprometer o potencial e a operação das grandes organizações.

terça-feira, 4 de maio de 2010

TURNOVER!!!!!!

A rotatividade de pessoal, também conhecida por turnover, está relacionada com a saída de funcionários de uma organização. As razões para o desligamento podem ser diversas; os indivíduos podem solicitar a sua demissão por descontentamento com alguma política da empresa, falta de motivação, ou busca de uma melhor colocação profissional. Assim como, a empresa também se coloca neste direito e busca por profissionais mais capacitados para integrar o seu quadro funcional ou ainda procura pela inovação em seus sistemas. Atualmente com o maior investimento das organizações em áreas de recursos humanos e gestão de pessoas, têm sido freqüente a avaliação das principais causas que levam os funcionários a saírem de uma empresa e também quais os fatores que levam a instituição a demiti-lo. Além de ser oneroso para a instituição empresarial, o elevado índice de turnover, aponta que algo não está indo bem e precisa ser melhorado. Fora o gasto com admissões e demissões, há todo um transtorno gerado na empresa por falta de mão-de-obra, o que pode abalar mais futuramente a sua produtividade.
As vezes parece ser a alternativa mais rápidas para algumas organizações efetivar o desligamento do funcionário e contratar outro,geralmente não é a melhor opção.Investir em treinamento é um dos fatores que podem diminuir as altas taxas de turnover.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Passos importantes de uma boa equipe de vendas


• Abordar o cliente sempre “quebrando o gelo”

• Conhecer o produto que vende

• Vender mais em menos tempo

• Estimular o desejo do cliente pelo seu produto

• Realizar uma gestão de vendas efetiva

• Anular seus concorrentes

• Evitar a guerra de preços

• Criar um diferencial de mercado

Boas Vendas!!!!!!!!

sábado, 17 de abril de 2010

Vencedor x Perdedor

O vencedor sempre é parte da resposta;

O perdedor sempre é parte do problema;

O vencedor sempre tem uma solução;

O perdedor sempre tem uma desculpa;

O vencedor diz “Deixe-me fazer isto para você?”;

O perdedor diz “Esta não minha função”;

O vencedor enxerga uma resposta para todo problema;

O perdedor enxerga um problema para toda resposta;

O vencedor enxerga um indicio próximo de cada armadilha;

O perdedor enxerga duas ou três armadilhas próximas de cada indicio;

O vencedor diz “pode ser difícil, mas é possível”;

O perdedor diz “pode ser possível, mas é muito difícil”;

Faça a diferença,seja um vencedor!!!!!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PLANO DE CARREIRA...

Elaborar um plano de carreira serve exatamente para guiar o profissional no caminho
que ele tem a percorrer rumo ao sucesso. Muitas pessoas dizem possuir um plano de carreira em suas mentes, mas é importante perceber que se o plano estiver formalizado seus efeitos serão muito maiores sobre a sua carreira. Isso se deve ao fato de que, quando escrevemos refletimos muito melhor sobre o que está sendo escrito e, ao mesmo tempo, tomamos o assunto como mais importante.

Vamos então ao que interessa: como elaborar um plano de carreira? Reflita sobre o que você deseja para a sua carreira no longo prazo, defina um objetivo genérico como "Me tornar executivo em uma grande multinacional", "Me tornar um empreendedor de sucesso" ou "Me tornar reconhecido no meio acadêmico", e escreva este objetivo em uma página - daí sairá seu plano de carreira.

Cuidado!!!
Não atropele as etapas,isso é muito importante para que você consiga chegar exatamente onde quer.

quarta-feira, 31 de março de 2010

terça-feira, 23 de março de 2010

Mundo Corporativo

Sem liderança,sem motivação,sem comunicação,não há estrutura que funcione,precisamos quebrar paradigmas "ainda" ...
Gestão de Mudança


Processos de mudanças. Por quantos você já passou na sua vida pessoal e profissional? Você já parou para pensar se nestes processos você foi conduzido ou conduziu? Foi ator e atriz principal ou coadjuvante? Você foi flexível ou sofreu demais com as incertezas? Pense nisso!!!

Pense na importância de suas atitudes do seu dia dia!!!

domingo, 14 de março de 2010

POR QUE MOTIVAR EQUIPES?

Recentemente ouvi a seguinte declaração: Ninguém motiva ninguém, cabe a cada ser humano a tarefa de se auto-motivar.
Me permito discordar desta verdade, pois é muito mais cômodo para os gestores de empresas colocar esta responsabilidade, que também é deles, somente nas mãos das pessoas que trabalham na empresa.
Pergunto:Você acredita que um gerente ou um chefe mau humorado, autoritário, egocêntrico, pode desmotivar uma equipe? Sim?
Bem, se pode desmotivar, então é sinal que também pode fazer o contrário, ou seja, motivar a equipe. O grande problema é que as pessoas estão tão pressionadas na busca de resultados e metas que não se preocupam mais com estes aspectos, acreditam que está nas mãos de cada indivíduo, a busca pela motivação.
Temos é lógico, nossa parcela de responsabilidade, não podemos ficar esperando que façam por nós aquilo que está ao nosso alcance, cabe a nós a decisão e ação daquilo que queremos. Não podemos ficar dependentes da motivação dos outros, devemos buscar a nossa.
Sabemos que equipes motivadas são mais felizes, mais comprometidas e mais realizadas. O que motiva a grande maioria das pessoas são os desafios, estamos querendo sempre nos superar. Aí está a importância da motivação.
Gilberto Wiesel

domingo, 7 de março de 2010

Dia Internacional das Mulheres

Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial..

Feliz Dia Internacional da Mulher!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A vida é feita de momentos,tornar esses momentos eternos não é tarefa fácil,mas é assim mesmo!! O importante é aproveitar e deixar esses momentos gravados para sempre.A essência é a principal fórmula para vivermos esses momentos... O amor é o elo maravilhoooosssso!!!!!!!!!!!!