quinta-feira, 13 de maio de 2010

Gestão por competencia

Os modelos tradicionais de gestão de pessoas não conseguem responder adequadamente aos desafios atuais exigindo um novo conjunto de conceitos e instrumentos. O desconforto com as formas tradicionais de gestão ocorre desde o início dos anos 80 e foram muitas tentativas de encontrar uma alternativa. O modelo de gestão com base em competências parece apresentar as respostas necessárias, oferecendo um conjunto de conceitos e instrumentos mais alinhados com a modernidade. É um modelo que permite uma gestão simples, transparente e flexível obtendo-se dessa forma as seguintes vantagens:

• Sua capacidade de conceitos e operação permitem que seja facilmente absorvido pelos gestores e pelas pessoas ligadas à organização, independente de seu vínculo de trabalho/emprego;

• A transparência é obtida porque o modelo é coerente com a realidade organizacional e permite que gestores e pessoas possam a todo momento revisitar os critérios estabelecidos para a gestão adaptando-os às contingências;

• A flexibilidade do modelo permite seu uso pela empresa em diferentes situações e permite às pessoas se apropriarem do mesmo em função de suas características individuais ou de seu momento de vida. Desse modo, o modelo não coloca camisas de força na empresa nem nas pessoas.

Essas características permitem a construção de práticas e políticas de gestão de pessoas integradas entre si e com as estratégias da organização/negócio.

Um comentário:

  1. Parabéns Carlos. Assuntos pertinentes e atuais em seu blog. Tenho um blog voltado para pessoas que precisam de uma palavra de Deus para suas almas, mas também gosto dos assuntos abordados em seu blog.

    Tudo de bom e sucesso.

    ResponderExcluir